Roupa de TV, palestra, aula, foto, evento profissional

Escolher roupa é construir interface de interação com o mundo, mas não só isso: é também possibilidade de botar intenção no que a gente quer viver, compartilhar, fazer acontecer. Acho especialmente importante ter intenção na hora de se vestir pra comunicar ideias, pra compartilhar conhecimento que rende aprendizado, pra convidar pra um outro entendimento. Então entendo roupa de entrevista em tv, de palestra, de aula ou de apresentação como um suporte facilitador (e incrementador!) dessas ocasiões. ⁣

Assim: se a gente cuida do powerpoint que prepara, do livro que escreveu ou do que vem construindo profissionalmente, não tem nem desculpa pra não cuidar também de quem é canal desse conteúdo. O que a gente veste pode ter a ver com o próprio conteúdo, com as cores e coordenações de peças que tem a ver com essas ideias (mais criativas e informais? ou mais tradicionais, analíticas, formais?); com o entorno da apresentação (o ambiente é escuro ou claro? coloridão ou mais neutro? bom é quando a gente contrasta com o fundo e se destaca pra fazer crescer a mensagem!); Mas principalmente com a gente mesma: é sentada ou é de pé (roupa pode amassar, empapuçar na coxa ou cair mais fluida, mais leve 😉); demanda ajeitar o tempo todo? (quanto menos distração com a gente mesma, mais presença na entrega do conteúdo!); Faz sentir conforto, segurança, ~adequação~, confiança? 

Com as minhas clientes ainda checo, antes de qualquer evento/qualquer palco, esses itens aqui:

  • É microfone de lapela? precisamos pensar no decote em que ele vai ser posicionado, precisamos escolher duas peças e não peça única (pra ter cós na cintura e prender o aparelhinho com conforto)? e se for assim, que decotes e que colares podemos escolher pra não atrapalhar o áudio?

  • É microfone de mão? dá pra escolher anéis que tenham tudo a ver pra usar na mão que vai ficar em evidência? :)

  • O caimento da blusa escolhida tá certinho nos ombros, a costura tá bem no encontro dos ombros com o braço pra delinear uma silhueta certinha, no lugar, ajeitada? e a caída ao longo do torso e dos braços permite "falar com as mãos" sem restringir movimentos, sem prender?

  • Como é a cadeira em que a cliente vai estar sentada, se for sentada? 

  • A parte de baixo agarra no quadril ou no meio das coxas, se a cliente estiver sentada? dá pra cruzar as pernas, dá pra sentar e levantar com destreza?

  • Tem telão? onde o telão fica posicionado? a cliente vai estar bem na frente, do lado? de que jeito as cores do look podem ornar com o que vai ser projetado?

  • Tem platéia junto, tem grupo grande junto, a apresentação vai demandar encontro com essas pessoas, tirar dúvidas de pertinho, fazer fotos juntas? tem que pensar nos abraços (VEM VACINA!), nas trocas de materiais, no bracinho de selfie, rs

  • Cabelo e maquiagem podem reproduzir o que já se usa no dia a dia, mas com um extrinha: a ideia não é parecer outra pessoa, mas sim registrar a importância daquilo :) se a ocasião disponibiliza equipe de cabelo/maquiagem (como é em emissoras de tv) então minhas clientes levam referências e vão bem treinadinhas pra orientar objetivamente 

Por fim, também sempre repasso apresentação de si mesma, do trabalho e do propósito: palavras e expressões podem ser tão certeiras quanto acessórios pra comunicar ou confundir, e é sempre bom ter na ponta da língua esses tuítes sobre a gente mesma -- a partir de apresentações simples mas pragmtáticas a conversa pode fluir exatamente pra onde a gente quer que flua, dependendo de como a gente escolhe comunicar, né?

Cuidar disso tudo aí com alguma antecedência, com direito a prova e a ensaio (sou devota de todo tipo de treino!!!) libera um espação na mente e um tanto de energia extra pra gente botar na vida, no trabalho, nas relações, na troca. Levo esses detalhes todos em consideração em cada trabalho (até nos meus!) e fico pensando que botar mais importância na vida do que na aparência pode ser uma direção pra construir guarda-roupa coerente, consistente, ajudador <3 valendo pra tudo que a gente leva pros nossos acervos e pros nossos repertórios de ideias.

workshop de id & presença online

Estúdio Claraboia
Claraboia é um estúdio paulistano de design gráfico | Claraboia is a São Paulo based graphic design studio.
www.estudioclaraboia.com.br
Anterior
Anterior

Todo mundo é canal de comunicação

Próximo
Próximo

O de fora e o de dentro, intenções e aspirações (e por que só visto roupa branca)