fazer menos, fazer melhor

menina, quando eu me dei conta tava preenchendo calendário anual de previsão de trabalhos com tooodas as minhas clientes e alunas -e agora vou virar o ano re-organizando meus formatos de consultoria e workshop em volta da grandessíssima ideia de fazer menos, fazer melhor e fazer a partir dos nossos próprios parâmetros. cuidar da própria comunicação pessoal tem pesado na nossa carga mental e tem sido impactante olhar pra esses calendários e formatos de trabalhos, reforçando que a vida inteira é o nosso grande guarda-chuva de construção de experiência humana e que, dentro dessa vida cabe um taaanto de trabalho (se tudo der certo diz um report do gallup que a gente vai trabalhar 82 mil horas na vida!)

fico querendo que só essa ideia de ‘comunicação cabendo dentro do trabalho, cabendo dentro da vida’ já reorganize os tamanhos das coisas! taaanta gente achando que não dá conta, sem saber qual é a própria cara e o próprio jeitinho, achando que vai ser julgada, que vai ter haters… sofro junto porque não era pra gente hiperventilar tanto por conta disso -pelo menos não sem antes cuidar do trabalho e da vida, fazendo esses dois grandes territórios de existência fluírem direitinho de acordo com quem a gente é pra, então, desdobrar essa identidade essas escolhas em comunicação. passar tanto tempo online -como tamos passando- tem bagunçado nosso jeito de funcionar, hierarquizar e entregar energia pras coisas — e tem autores dizendo que nossa nova religião deveria ser fazer uma coisa de cada vez. acho massa, mas acho também que contar com o suporte de algum sistema de planejamento pode ser o caminho (ó!)

planejamento pras 4 estações de 2024 →

fazer menos, fazer melhor e fazer a partir dos próprios parâmetros só vai funcionar se a gente, antes, conseguir olhar pra gente mesma como um mapa, né! e trazer pro game quem a gente é já em forma de sistema (por dentro e por fora; de características, forças, aspirações, rotina, compromissos): identidade é comunicação verbal e não-verbal, aparência e presença online! sinto que rola SIM esse ‘fazer menos-fazer melhor’ se a gente conseguir abrir espaço pra cuidar dessas nossas dimensões de identidade, afinando nossa aparência e nossos conteúdos e nossa linguagem visual com a nossa presença online, olhando pras dimensões dos nossos trabalhos pra, então, pegar pra estudar as ferramentas e ocasiões (online e offline!) em que a gente quer se autoexpressar, encontrar gente massa, fazer acontecer a vida. e ter material de trabalho sobre si mesma pra entregar pra essas ferramentas e ocasiões a energia já equalizada que o sistema todo orientar, de olho nos nossos calendários e previsões — aí sim, ‘de acordo com nossos próprios parâmetros’, objetivos, desejos mais genuínos -e não desacorçoadas, alienadas da gente mesma, olhando pros lados e se comparando e se sentindo menorzinhas, piores… faz sentido? menina, pra mim faz demais!

isso pra mim é pragmático assim: comunicação é uma parte pequena nos tamanhos das coisas — e (exercitar essa fluência fazendo menos mas fazendo melhor) vai lembrando a gente todo dia do que importa de verdade, vai descolando a gente de ideias neoliberais de produtividade e performance, vai reaproximando a gente de quem a gente quer ter por perto porque bota a gente nos lugares legais de estar, com respiro suficiente pra cultivar esses relacionamentos -não no clique nem no emoji, mas nas palavras e intenções e trocas reais (possíveis!) de afetos e inteligências. e a nossa experiência compartilhada vai dando permissão pra todo mundo em volta também reorganizar tempos, tamanhos, energias, atenções e intenções desse mesmo jeitinho. não ia ser um sonho a gente conseguir relaxar assim? :)

eu mesma acredito que planjear deveria ser das coisas mais importantes que a gente faz na vida, que a gente deveria juntas construir essa importância pra não deixar passar nada sem antes botar intenção! pra construir juntas ambientes mais criativos, mais positivos, mais cheios de possibilidades -quero conseguir, e desejo com todo o meu coração que todas consigam (achando que em grupo é sempre mais fervido! rs)

<3

Anterior
Anterior

gente > internet

Próximo
Próximo

comunicação é espelho (pra evoluir!)