workshop id & comunicação online

 
 

roteiro atualizado
novembro 2018

10h10

apresentações

-nome

-o que faz

-porque eu quero cuidar da minha própria comunicação, o que vou ganhar, o que vou sentir, porque vai ser bom?



minha apresentação

-trabalho como personal stylist desde 2002 e com comunicação online desde 2006

-estruturei um método de trabalhar a consultoria de estilo que coloca a pessoa no centro e usa a roupa como ferramenta pra organizar e botar no mundo a narrativa que se quer

-na comunicação desdobrei esse método em todo tipo de conversa possível, todas as plataformas com conteúdos muito diversos

-hoje to experimentando um método meu de identificar, organizar e sistematizar narrativas pra uma prática possível, humana, animada

-os resultados tem sido: narrativas autênticas, consistência nas redes, continuidade



apresentação do WS

-o workshop tá organizado pra ter quatro partes: ferramentas, identidade de presença online, prática

-plataformas: vocações, técnicas e algorítimos (como re-estudar)

-identidade: investigar pra enxergar tipos de conteúdo, voz, visual

-prática: conteúdo/visual + redação/fotos + engajamento

-continuidade: banco de ideias + calendário editorial + planejamento + execução

-vamos fazer exercícios juntas e vamos rascunhar nossos próprios guias de presença online, nossos próprios calendários editoriais -- pra servir como direção pra toda comunicação \o/


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intro

-quando a gente pensa na internet, visualiza um monte de computadores ou um monte de gente?

-um trabalho muito valioso em comunicação online é reconquistar nossa humanidade, falando de pessoa pra pessoa através das máquinas


-internet como uma grandessíssima festa, maior que o maracanã

-todo mundo falando ao mesmo tempo

-no lugar de falar com todo mundo gritando, lá longe, fazendo um super esforço

-puxar conversa com quem tá em volta, e gerar conexão não pelo volume mas pela afinidade

-isso é forte e tem potência pra muito mais do que só comunicar/conversar

-isso conecta! é menos pelo racional e mais pelo emocional, pelo que é humano, pelo que não muda: beleza, verdade, ética, economia, comodidade, diversão, simplicidade, segurança, -- isso a gente sempre vai valorizar! <3


-que ambientes temos nessa festona: desde os mais paradões até os mais frenéticos


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MAIS ESTÁTICO

site

-nosso cartão de visita, portfolio, canal mais seguro

-tem função de apresentar a gente pro mercado

-precisa ser responsivo (94% da experiência online hoje é mobile)

-pra onde todos os links são direcionados

-onde tudo que acontece em todas as outras redes precisa encontrar convergência


-palavras-chave usadas com intenção: bom lugar no ranking do google


*menu ideal mínimo:

-quem é + o que faz

-como/no que pode te ajudar

-onde e que horas atende

-preço + valor: o que se paga, o que se ganha!

-todas as formas de contato

-coletor de emails pra newsletter (infos!) + botões pra redes sociais


*bio:

-quem a gente é hoje!

-trajetória de trás pra frente

-no que a gente acredita

-que combinação faz da gente singular <3 sem precisar ser especial!


*foto de bio:

-abrindo a porta do escritório, recebendo o cliente

-pose/expressão facial: um oi convidativo!

-cores da ID pro fundo + pro look (impacta, pula nos olhos, serve também pra todas as redes sociais, chama atenção nos comentários!)


*movimento periódico/refresh no próprio site (não tão estático):

-faxinar o que não tem utilidade, o que é extra

-atualizar a bio

-atualizar serviços

-atualizar foto de perfil

-revisar links externos (parceiros, indicações, etc)

-revisão/inserção de palavras-chave


*passos da construção:

-planejar/estruturar

-definir design

-construir conteúdo institucional

-testar funcionalidades

-lançar


*minha avó entenderia?

-wordpress

-squarespace

-wix



MÉDIO MOVIMENTO

newsletter

-o canal mais democrático: todo mundo tem email! 

-considerada 40x mais eficaz que a rede social (pra engajamento/conversão)

-frequência mínima: bimestral/mensal

-típicos bons dias: terças e quintas pela manhã/fim da tarde


-curadoria de links

-nosso portfolio

-convites pra eventos/trabalhos

-conteúdos produzidos

-construção de narrativas juntando essas possibilidades

-editorias! envios temáticos!


-tem que ter visual coerente com toda a identidade da presença online!

-80-20: a gente mais entrega do que pede de volta – confiança na entrega


-construindo base de emails 

_emails família + círculo mais íntimo de convívio-amigos

_emails colegas de trabalho dos últimos trabalhos

_amigos de verdade na lista de amigos do facebook)


-nosso nome como remetente: mais legal que nome da empresa

-nosso email profissional x gmail

-título que chame atenção e que chame as pessoas pra abrir o email! (só 18% abrem a news, só 2% clicam -- em média)

-link pra descadastrar tem que estar muito visível + rodapé com endereço

-evitar emails super longos (vamos direto ao ponto!)


-ferramentas ajudam a automatizar

_boas-vindas + apresentação: 

obrigada pelo interesse + o que vai receber, de quanto em quanto tempo + onde mais se está/redes + expectativa de respostas

_pesquisas: 

o que aprecia nessa entrega/nesse conteúdo + o que gostaria de conhecer/aprender + dificuldades + quer perguntar algo (1nariz: pergunta e concorda que a resposta pode virar post)


-mailchimp, tinyletter, squarespace



blog

-o canal da profundidade e da troca

-frequência de postagens (consistência!): mensal/quinzenal/semanal


-tutoriais, análises, opinião, listas, curadoria de fontes, conteúdo temporal (feriado, festas, filmes, estação do ano)

-eventos relevantes que frequenta, clientes satisfeitas + depoimentos que rendam insights pro mercado, bastidores do trabalho

-aproveitar notícias semanais com comentários relacionadas às nossas conversas

-conteúdo re-produzido: parte de uma repostagem, acrescenta o ponto de vista autoral (complementando, incrementando!), questiona e expõe o contrário, responde um questionamento feito no conteúdo reproduzido, dá o crédito e linka


*esqueleto do post "ideal"

-350 palavras: 3 parágrafos grandes ou 4 pequenos

-itens pra quebrar grandes porções de texto

-pelo menos 1 imagem

-grande ideia já de início, pra desenvolver ao longo do texto, com conclusão: isso é ter opinião! análise de muuuuita info variada, contextualizada, conectada + reflexão!


-palavras-chave representativas dos temas e assuntos (até nomeando as imagens)

-inserir links serviços/produtos relacionados nos posts

-links que abrem em outra janela

-providenciar facilidade pra comentar

-providenciar facilidade pra compartilhar o conteúdo (e incentivar compartilhamento!)


-wordpress/squarespace/wix, medium


SETH GODIN SOBRE BLOGAR

ainda que ninguém lesse, eu ainda blogaria todos os dias -- e eu acho que todo mundo também deveria.


se você sabe que pode dizer algo sobre

-alguma coisa que você percebeu

-algo que possa ajudar alguém

-uma opinião que você tem e que pode render conversa por algum tempo


então você se dispõe a perceber essas coisas, e formar essas opiniões, e inventar essas ideias. e dia após dia, semana após semana, você vai deixando esse rastro atrás de você: uma trilha de observação atenciosa do (seu) mundo.


então você não tem como não ficar melhor no que quer que você procure fazer ou se tornar. e se as pessoas lerem seus textos e acreditarem mais em você, bingo!


meu objetivo não é ter mais leitores, nem vender mais livros. meu objetivo é ser confiável num grau que me permita realizar as mudanças que eu quero ver no mundo.


e você não ganha permissão pra falar com as pessoas através de palavras-chave ou gamificação ou estratégias de mídia social. você ganha confiança e permissão pra falar com elas quando se disponibiliza do mesmo jeito que você gostaria que alguém estivesse disponível pra você.



RECREIO DE 5 MINUTOS



11h30

MAIS DINÂMICO

insta

-canal das belezas: imagem não precisa ser perfeita, precisa ser cuidada

-frequência: postagem dia sim dia não no feed + diária nos stories


-bastidores, dia a dia + rotina, intimidade, processos (e não entregas prontas)

-profissional x pessoal: profissão feita por pessoa que tem vida interessante! não por um exemplo!


-bio inteligente com link clicável: o que é o nosso negócio, por que ele tá no insta, qual o nosso propósito, o que as pessoas vão encontrar no/podem esperar do nosso feed

-título do insta igual à @ = mecanismo de busca encontra mais fácil


-edição no feed: alternância de tipos de fotos/de conteúdos

-usar as funcionalidades!

-imagens autorais x banco de imagens

-repost com intenção e não só no clique: pensar, contextualizar, complementar, criar a partir da foto (fotos autorais!)

-não editar/não deletar foto antes das 24 primeiras horas de postagem: revisar mil vezes!


-legendas com hierarquia de info: importante já na primeira linha

-legendas complementando fotos, com contexto e instruções (CTA)

-links complicados nos posts de insta: não pode! bit.ly, goo.gl

-link atemporal na bio + legendas que ensinam a fazer buscas (ref @panelinha)


-hashtags próprias de indexação

-hashtags de identificação/divulgação:

_populares em que a gente quer aparecer

_ideias que a gente quer propagar

_grupos de que a gente quer fazer parte

_humor

_mantras

-até 5 hashtags em cada legenda: indexação x inclusão em grupos 

-pesquisar hastags pequenas até 50k, médias e grandes +500k

-alternar hastags! não usar sempre as mesmas


*boomerang

_chama atenção pra um detalhe

_acrescenta vida, movimento

_transformações rápidas

_apresentação de coisas ou pessoas sem ser no flat


*stories

-LINKS DIRETOS!!!

-criar narrativas pros stories: novelinhas/capítulos com começo meio e fim/CTA (ref vânia goy)

-usar as funcionalidades!

-destaques no perfil como portfolio (com links!):

_institucional

_processos

_curadorias

_jeitos de fazer algo/tutoriais

_interesses

_eventos


-legendas/inserções quase centralizadas, longe das bordas

-lives tem 10x mais engajamento (1x por mês? temas das editorias?)


-instagram entrega a foto pra 10% do público --> engajamento + impacto --> os outros 90% também recebem

*grupo de whats pra comentar assim que se posta \o/


-métrica intuitiva, a cada postagem ou a cada semana:

_quantidade seguidores (cair não é bom sinal)

_cliques no link da bio

_engajamento (especialmente em comentários-humanos)

_menções


-métrica da vaidade x métrica da eficiência: tá trabalhando? ou alcançando objetivos? fazendo palestra? escrevendo em revista? dando entrevista? sendo contratada?



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13h30

ALMOÇO

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14h30

voz

-como a gente se comunica!

-internet reino da informalidade: memes, até bancos informalizando


qual a utilidade da sua presença na internet? serviço? ensinamento? diversão/humor? beleza, inspiração? reflexão/questionamento? reportagem e informação?


bem humorado? engraçado? sério? objetivo? prolixo? poético? sarcástico? politizado? crítico?

-filtros pra comunicação: sensações que provoca


-quanto mais parecido com como a gente fala, mais autêntico

bom exercício: falar no gravador e então transcrever + escrever e ler em voz alta



conteúdo

-pool de assuntos pra puxar conversa

-grandes temas da ID como editorias (bom pra alocar em calendário editorial)

-desdobramentos dos 'grandes temas' em gotas


-datas de calendário que se relacionem com as editorias

-temas de atualidade que se relacionam com os 'grandes temas' (filmes, notícias, bafos)

*como 'qualquer coisa' tem a ver com a minha conversa?
*o que eu penso e posso dizer sobre 'qualquer coisa'?


-toques de imprevisibilidade! padrões pra reconhecer, mas nem tanto ;-)


-formatos:

pra educar: infográficos, releases, guias, pesquisas de tendências

pra convencer: funcionalidades de produtos/serviços, estudos de caso, guias interativos, webnars


pra entreter: competições, quizzes, games, vídeos

pra inspirar: depoimentos, reviews, estimular conexão em fóruns e comunidades



visual



_do que você gosta? (visualmente)

_do que você não gosta? (visualmente)

*nosso jeito de vestir e de decorar a casa podem dar pistas


_cores: muitas, poucas; coloridas, neutras; intensas, serenas; contrastantes, análogas

_linhas: retas, arredondadas, espessas, finas

_formas: angulares, fofuchas, flat, volume

_texturas

_estampas

_espaços ocupados (minimalista, exuberante)

conteúdo



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NÃO PRECISAMOS DE UM DIFERENCIAL

(daniel larusso)


Não precisamos de um diferencial.

Não precisamos ser melhor do que os outros.

Existem 7 bilhões de pessoas na Terra. Nenhuma é igual a outra.

Já somos suficientemente diferenciados.

Já somos suficientemente bons em sermos quem somos.

Ninguém pode ser melhor do que nós mesmos em sermos quem somos.

Por isso, precisamos apenas sermos nós mesmos.

E fazer dos nossos negócios, projetos, empresas expressões autênticas da gente.



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EXERCÍCIO :: IDENTIDADE

resgatar das respostas trazidas de casa

-exercício individual: 20 minutos pra responder o questionário

-exercício em duplas: 10 minutos pra compartilhar impressões e insights

-10 minutos pra compartilhar no grupo


o que 

_o que é o meu trabalho/o que faço

_conceito


por que

_valor pessoal conectado com entrega profissional

_motivação

_uma causa, propósito, crença, porque existe


o que se resolve

_quais as dores dos clientes

_quais os problemas do mundo


como

_processos
_habilidades pessoais


cliente

_com quem/pra quem (cliente ideal!)

_quem quer falar com todo mundo não fala de verdade com ninguém

_focar numa mulher/pessoa bem específica e falar tão diretamente com ela... que ela mesma fale da gente pra todo mundo em volta

_não quer dizer não ter produtos pra outras pessoas/outros públicos

_orientar comunicação coerente com quem é FOCO


_esquecer/tirar MUITO da frente quem a gente entende que não é nosso público (se vai ofender, se não vai ser engraçado, se não vai ser compreeendido -- a nossa 'pessoa foco' vai catar tudo! "proudly not for everyone", prevenção de perda de tempo e energia bem aplicada)


entrega

_quais os resultados

_quais os benefícios

_pro cliente, pra mim, pro mundo


objetivos

_que resultados essa comunicação quer alcançar

_como saber se deu certo?


TEMAS + sub-temas

_ideias

_sensações


VISUAL

_elementos visuais coerentes que representem a gente/nossa marca pra que todo o conteúdo seja consistente, tenha a ver entre si, construam timeline gostosa e coerente

_mapear pra ter clareza! e re-olhar pra isso de tempos em tempos ;-)


PALAVRAS-CHAVE

_resgatar das respostas (pelo menos) 10 palavras, ideias ou temas que mais se repetiram (ou as mais importantes, representativas)


 

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