como reconhecer nosso diferencial

"é fundamental a coerência entre 
o discurso e a ação, 
a intenção e o exemplo,
o propósito e a prática,
para que os indivíduos vivenciem no processo
um ambiente de clareza,
confiança
e segurança,
capaz de libertá-los e mobilizá-los
para a busca do
autodesenvolvimento."
(da apostila de formação da Lumo Liderança)


Se tem 7 bilhões de pessoas no mundo,

Eu acredito que a gente pode contar 7 bilhões de histórias singulares quando se comunica (na internet e na vida). Acredito também que trabalhar a própria comunicação/própria apresentação traz clareza, dá contorno pra ideias, materializa aspirações. E acho que essa nossa expressão mais autêntica não é estática: a gente não é árvore mas sim rio :) e nossas características vão se moldando às nossas entregas, nossas percepções vão se expandindo com o que a gente vai aprendendo.

Então entendo que dá pra se observar, listar características de personalidade, listar habilidades e forças, repassar nossas trajetórias, nossos currículos, nossas experiências e nossos objetivos e a partir disso construir uma lista de palavras-chave que representem

  • Quem a gente é,

  • O que a gente faz/o que quer,

  • No que a gente acredita.

E é assim que venho trabalhando com minhas clientes pra que elas reconheçam seus diferenciais: a gente constrói uma primeira ideia de como cada uma quer ser reconhecida, e então passa o reeeeesto da vida de olho nessa construção pra afinar, ajustar, permanecer se reconhecendo. ;-)

Acontece que esse diferencial tem a ver com identidade, personalidade, trajetória, experiências... Mas também tá conectado com produto/serviço/entrega profissional. A gente trabalha e comunica — mas comunicação não vende, e sim leva pra porta da nossa "lojinha". Ó só:

"Na complexidade futurística, voltaremos às raízes e o que vai importar será o básico: o melhor produto ou serviço. Ou melhor: o sentimento que ele deixa no usuário e que vai ser atribuído à sua marca (...). Um conselho paradoxal de uma consultora de branding: aperfeiçoe seu produto à exaustão. Logo, sua marca será atraente. Pense e ouça seu cliente nesse processo e suas intenções ficarão claras. Tenha como objetivo melhorar a vida de alguém e seus valores serão percebidos. Perca horas em reuniões prototipando e não discutindo como o atributo te diferencia da concorrência, a cor que mais gosta ou revisando textos mirabolantes sobre si mesma." 
(Letícia Pattená, trecho do artigo 'Marca não é muleta')


Delinear diferencial pode, então,

Vir como consequência de (antes!) estruturar, experimentar, botar à prova, observar atentamente e aperfeiçoar constantemente o que a gente oferece como entrega profissional. E quando vem, pode não só definir como a gente quer ser reconhecida, mas também orientar todas as nossas ações no trabalho. Anos atrás fiz uma formação de lideranças com base na antroposofia (a citação do comecinho desse texto vem da apostila dessa formação :) e essa metodologia tem um olhar especial pro combo missão-visão-valores que as organizações costumam desenhar como seus diferenciais. Assim, ó:

A antroposofia entende o ser humano em três dimensões: pensar, sentir e querer. Dá pra gente localizar o pensar nas nossas cabeças, o querer na boca do estômago (bem ali onde a gente sente vontade, sente gana) e o sentir no centro do peito, no coração. Tamos há algum tempo muuuuito conectadas com o pensar, e por isso mesmo adoecendo de ansiedade (planejando/querendo controlar o futuro) e de depressão (repassando loucamente o passado); tamos também lokonas no querer (alô nação tarefeira!), ficando doentes de síndrome de burn out. A antroposofia diz que botar atenção no nosso sentir é o que conecta tudo porque fica bem no coração, entre o pensar e o querer, e com essas três dimensões alinhadas a gente alcança integridade (acho tão bonita essa visão!). 

Dá pra aplicar essas ideias na condução de processos nas organizações (que a antroposofia entende como uma entidade viva, com características similares às nossas, passíveis de transformação igual merminha): 

  • A VISÃO de uma organização equivale à dimensão do pensar, o grande foco, o que orienta diretrizes e ações estratégicas; 

  • Os VALORES tem a ver com o sentir, com a trajetória e construção dos fundamentos dessa organização, com posturas e atitudes das lideranças,

  • A MISSÃO tá na dimensão do querer e mobiliza práticas, projetos, planos de ação dessa organização.

E dá pra gente se fazer umas perguntas pra começar a rascunhar nossa missão, nossa visão e nossos valores, pra acrescentar material de trabalho e expandir repertório no reconhecimento dos nossos diferenciais, ó:

visão / p e n s a r
_como será o mundo em 5, 10 anos?
_como será o meu mercado?
_como eu serei? \o/
_como quero ser reconhecida?
_o que quero causar? qual o meu papel/minha contribuição pra minha comunidade?

valores / s e n t i r
_DO QUE Não abro mão?
_o que é sagrado nas relações com clientes, colaboradoras, fornecedoras, parceiras, comunidade, meio ambiente?
_onde invisto meu tempo e meu dinheiro?

missão / q u e r e r
_qual é a minha vocação?
_pra quê eu existo?
_o que o mundo cobra de mim em termos de serviços e produtos?
_o que me tira da cama?
_o que o mundo perde se eu deixo de existir?

(exercício adaptado da apostila de formação da lumo lideranças)

Que super exercício de revisão das nossas próprias ideias, de organização das nossas aspirações, de visualização de potencialidades hein hein \o/ proponho de tempos em tempos essa tarefa nos meus trabalhos, confiando que as respostas rendem lista certeira de palavras-chave pra reforçar identidade em cada conteúdo produzido, mas também orientam esse nosso diferencial. Tirando excessos, hierarquizando importâncias, limpando de extras, afinando/afunilando pra chegar no que é essencial... Ah, esse diferencial vem daí SIM! Acredito demais!

Uma boa lista de palavras-chave + um diferencial delineado direitinho

Botam a gente numa clareza de identidade que vale muuuito mais que quaisquer recursos, processos ou relações nos nossos pequenos negócios e nas nossas entregas profissionais \o/ na real, identidade é o que orienta essas áreas de desenvolvimento e que cria cultura. Vê comigo esses exemplos de gente/negócios que já se apresentam com seus diferenciais e imagina como (nessas entregas) tudo sai alinhado com crenças, aspirações, valores e intenções:

@casasalo
Inteligência de comunicação para negócios com propósito
(já nessa chegada sabemos que é mais que só uma agência, já entendemos com quem/pra quem elas trabalham)

@danilalaurointeriores
Te ajudo a ter uma casa que represente a tua tranquilidade, o teu aconchego e a tua alegria
(atributos que viram também convites, destacam a entrega dela de quaisquer outras entregas genéricas do mercado)

@pfcamila
camila farias, mãe do inácio
psicanalista e professa na UFPEL
buscando construir espaços, tempos e conhecimentos com atenção à diversidade da existência humana
(não é qualquer terapeuta nem qualquer professora universitária, né, já dá a real no que tá conectada, a serviço de que se coloca afffff que coisa linda)

@leilamedeiros
consultoria de moda divertida e sem regras
leão de prata em cannes
rio
(deixa claro de que jeitinho único oferece o serviço, deixa a gente saber que tem uma carreira premiada em outra área, trata sua localização também como identidade :)

@lila.mesquita
ajudo mulheres a construírem seu feminino longe de estereótipos
cursos
atendimentos individuais
(um guarda-chuva de possibilidades em tão poucas palavras! Gera curiosidade e é muuuito potente de desdobramentos, aplicações, ideias)

Então, trabalhar a própria comunicação/a própria apresentação pode ter tudo a ver com quem a gente é (vem sendo!), com construção e reconhecimento de identidade, com abraçar nossas singularidades pra criar/oferecer VALOR DE VERDADE. E dá pra tomar essa auto-investigação como possibilidade de ganhar intimidade com a gente mesma, com nossos mundos internos, apreciar trajetória e celebrar conquistas. Perceber que comunicar o que a gente faz pode construir relacionamento e que, na essência, tá todo mundo aqui (no planeta terra) querendo mais é se conectar mesmo, produzir uma experiência humana com significado pra sentir satisfação, colaborar, estar junto e trocar, crescer, brilhar.

uma cliente, tempos atrás, no fim de uma rodada desse exercício, mostrou essa citação aqui:

"Presença é o estado de sintonia com os nossos reais pensamentos, sentimentos, valores e potencial, bem como a capacidade de expressá-los confortavelmente. Quando nos sentimos presentes, tudo se alinha: a fala, as expressões faciais, as posturas e os movimentos. E essa convergência interna, essa harmonia, é o que nos torna irresistíveis. Já não estamos combatendo a nós mesmos, mas sendo o melhor de nós."
(do livro o poder da presença, de amy cuddy) 

Dá um trabalhão mas também organiza, estrutura, rende segurança, confiança <3 e uma coisa abastece a outra, sustenta a outra: um trabalho desse na própria comunicação/apresentação, com abertura e disponibilidade, só tem como levar a gente pra esse lugarzinho de coerência entre discurso e ação, intenção e exemplo, propósito e prática. E que lugarzinho de sonho esse da gente se reconhecer e ser reconhecida, não? eu quero o/


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