personal stylists + comunicadoras

não acredito que dá pra ser só profissional executora dos fazeres do trabalho, acho que todo mundo hoje já é também comunicadora. personal stylists, então, são comunicadoras não só porque também já tem presença online contando como identidade, mas porque comunicar o processo o tempo todo, com clareza, é exatamente o que gera autonomia pra cliente.

se fosse só fazer a consultoria acontecer, etapa a etapa, entregando tudo pronto pra cliente… a gente estaria vendendo resultados de análises, looks prontos, guarda-roupa mais coordenável, compras. tudo massa, legal também — mas pouco pro potencial que a gente tem de treinar o olhar da cliente pra identificar elementos visuais certeiros nas escolhas dela (de acordo com demandas próprias de se sentir e se parecer como ela quer em relação à silhueta, à personalidade, ao estilo de vida).

trabalhar consultoria de moda (especialmente em etapas práticas) com a responsabilidade de comunicar os o que’s, porque’s, como’s, processo em detalhes, motivação pra cada ação: isso ensina a cliente a raciocinar! treinar toda teoria na prática dá oportunidade da cliente registrar na pele as sensações que quer ter e isso é super poderoso —> essa é a entrega mais importante de uma personal stylist, mais que guarda-roupa ou looks. coisas passam e mudam; mas inteligência adquirida, aprendida, gravada na memória do corpo/da pele, isso não passa nunca!

consultoria de moda, por mais ~completa~ que seja, não resolve a vida da cliente. a gente não tem como cuidar de tuuuuudo, deixar 100% das questões de cada cliente 100% solucionadas — pra isso a gente precisaria viver uma vida inteira colada em cada uma delas, rs. é responsabilidade de quem conduz o trabalho entregar conhecimento técnico (já traduzido) no que é suficiente para a construir resultados junto com a gente, treinando tudo juntas, com autonomia (a partir desses treinamento/dessa comunicação) pra desenrolar raciocínios nos termos dela, na medida em as tretas vão acontecendo na vida, especialmente quando a gente não estiver por perto.

(e cliente se reconhecendo como quer, se sentindo segura e confiante <3 é a melhor propaganda que toda personal stylist pode ter ;-)

eu reforço: consultoria de moda que só entrega look bom é pouco. trabalho bom é o que entrega inteligência personalizada, treina junto, comunica constantemente/claramente tudo dos processos todos — pra que a cliente saiba sobre ela tanto quanto a gente sabe, pra que entenda as técnicas, pra que saiba usar no exercício diário de vestir, pra que se reconheça mais e melhor em frente ao espelho. (isso é empoderamento, isso tem potencial pra impactar autoestima de verdade).

desejo que todo mundo que trabalha nesse mercado tenha vontade de gerar mais e mais autonomia a cada cliente, a cada entrega. e que assim a gente, juntas, construa uma cultura mais colaborativa e voltada pra qualidade de vida do que a que temos agora (alô consumismo, humpf). eu creio que é possível!

*esse conjunto de ideias foi elaborado numa conversa individual com a luiza, participante de uma mini-turma de

mentoria de metodologia & cronograma
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mas né, penso que esse raciocínio vale pra tantas profissões além dessa! aplicação de teoria em prática pra gerar autonomia é caminho certeiro pra criação de cultura de colaboração em tantos mercado \o/ quero acreditar!

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